domingo, 22 de maio de 2011

Particionamento de Disco Rígido (HD)


O Particionamento de um HD é nada mais que dividi-los logicamente, ou seja, dividir um HD em duas ou mais partes dependendo de seu tamanho e de seu objetivo.

Nos dias atuais temos visto Discos Rígidos de 500 GB a 1024 GB (um Terabyte) e com uma mínima questão de segurança temos instalado tais discos com a finalidade de ter um espaço de sobra para  não ter preocupações com  quantidades de arquivos pois apenas um vírus ou uma queda de luz pode jogar todos no lixo porém com um particionameto podemos resolver tais problemas. Então irei ensinados  como dividir um HD  para duas finalidades :

1° Ter alguma porcentagem de seu HD para (downloads, músicas, programas, arquivos em geral)
2° Ter dois Sistemas Operacionais no mesmo PC (Dual boot)


No processo da Instalação apenas temos que avançar até a tela que esta o tamanho total de seu Disco (160 GB, 163840 MB) então clicamos nele e a seguir pressionamos a tecla C de Criar lá você vai precisar designar um tamanho para seu Disco lembrando que a numeração esta em MB você apenas terá que calcular o tamanho que  você pretende ter em cada um dos discos e usaremos o Sistema de arquivos NTFS.

Para se realizar a conta basta apenas você calcular, por exemplo, um disco de 20 GB calcularemos 20 x 1024 =20480  o número esta em MB  basta apenas colocar no tamanho de disco que desejar. Agora temos dois discos um de 140 GB e outro menos de 20 GB que podemos usar para quais fins desejarmos .

OBS.: O Sistema Operacional deve ser instalado no disco de 140 Gb que será a unidade C:


O Processo de n° 2 não é tão diferente do 1° você irá dividir o HD normalmente em duas partes como mostrado anteriormente apenas você irá 1° Instalar o Sistema operacional em Um HD e a seguir instalará na segunda partição.

Exemplo:

Primeira partição: Windows XP
Segunda partição: Linux

Quando Iniciarmos nosso computador ele automaticamente pedira pra você em qual disco gostaria de executar. 




Pedido de Natany Fernandes 



sexta-feira, 13 de maio de 2011

O Super Aquecimento


Um caso recente me chamou a atenção.
Uma amiga minha do curso me procurou desesperadamente para tentar resolver um problema em seu computador.
O problema era que quando abria o navegador de Internet para realizar uma pesquisa, seu computador reiniciava sozinho, sendo que o computador já tinha sido formatado com receio de vírus. Então procurei entender o motivo por eliminação mandei que ela fizesse o teste de memória, testando individualmente cada módulo de memória se caso um dos dois módulos acusasse o problema ela deveria  retira-lo e permanecer com apenais um módulo ou comprar outro .
 
Com tantas possibilidades de eu encontrar a raiz do problema pensei que tivesse achado a principal fonte do defeito, pois estava errado o teste foi realizado  com sucesso e as memórias  funcionaram perfeitamente  então  consegui  observar outro problema  no qual abala os computadores dês do final da Década de 90 e esse é o Super Aquecimento.

O Super Aquecimento é um problema que até hoje computadores costumam passar.  O meu Próprio computador  estava  desse jeito até eu comprar um cooler para gabinete da AKASA Um bom dissipador de calor que se pode encontrar em lojas especializadas de Informática.


O que acontece com um computador quando Super Aquece?

Simples. O Fato do Super Aquecimento é por causa de dois periféricos que possuímos em nosso computador  Ex: Processador e Placa de Vídeo com esses dois periféricos  funcionando  o computador pode chegar a 70° rapidamente que sem um cooler adequado não irá suportar tanto tempo e estou falando apenas da Temperatura do Gabinete  fora o processador em si que pode chegar  a uma temperatura insuportável dependendo de seu desempenho  o que pode  gerar  na queima do seu processador e um prejuízo ao Usuário. Existe Placas que  se desarma reiniciando a máquina, os Pcs mais modernos tem essa característica.

Mas voltando a Historia (relatado em Maio de 2011) de minha amiga estava certo na 2° vez. O super Aquecimento que fazia que o computador reiniciava era a Placa de Vídeo  que não possuía seu cooler próprio  e também seu  comutador que não tinha cooler de gabinete  para jogar o ar quente pra fora .

 
Bom ela conseguiu resolver o problema retirando a Placa de Vídeo avulsa e utilizando o vídeo Onboard  uma queda  considerável de rendimento  que ela teve em seu Pc  que por sinal era antigo.

Obs.: Caso Ocorrido No Curso de Assistente Administrativo que faço toda manhã!