quinta-feira, 3 de março de 2011

Tipos de Banda larga


Todos que acessamos a Internet sabemos que a banda larga hoje em dia e a forma mais segura e rápida de acesso. Entretanto muitos de nós usuários não conhecemos  as suas vantagens e desvantagens  então falarei de dois tios de banda largas que mais usamos .Mostrarei a vocês 2 tipos diferentes :  ADSL (VELOX) E CABLE MODEM (NET)

Antes de tudo vamos falar um pouco da conexão dial- up também conhecida como discado.


O que era a conexão discada?


A conexão discada consistia numa velocidade de no máx 56 KBPS de velocidade  no qual hoje em dia e também naquele tempo   era uma velocidade incrivelmente baixa alguns discadores conseguiam raramente passar desta velocidade chegavam de 60 à 70 KBPS ,mas também muitas conexões não conseguiam chegar a esta velocidade 56 chegavam à 39 KBPS , ou seja, para abrir o navegador  na página inicial o Google por exemplo demorava de 2 a 5 min. dependendo da máquina .

 Era uma catástrofe perdia até a vontade de navegar por ai pela internet pois você nem conseguia ter toda liberdade que gostaria nem vou falar em tentar abrir um vídeo .
Por ser pago cada pulso numa conexão discada  não era vantajoso pois você perdia tempo  com a velocidade incrivelmente baixa e o preço que dependendo o horário  você pagaria mais caro.

 
ADSL 
O significado de ADSL é Asymmetric Digital Subscriber Line, ou “Linha Digital Assimétrica para Assinante”. A palavra chave aqui é “assimétrica”, pois define a forma como a conexão lida com o fluxo de informações: maior em um sentido que em outro (em outras palavras, a velocidade de download é maior que a de upload).
Esse tipo de conexão funciona a partir de uma linha telefônica, com a vantagem de possibilitar ao usuário navegar ao mesmo tempo em que conversa por telefone (ao contrário da internet discada); para evitar a interferência de uma com a outra, normalmente é utilizado um filtro de linha.
Vantagens: 
A largura da banda varia muito pouco, sofrendo algumas reduções apenas nos horários de pico;
Não ocupa a linha telefônica;
Variedade na largura da banda (256 KBPS 512 KBPS etc.) por preços acessíveis;
Bom desempenho em jogos online ou outros serviços que exijam troca rápida de informações.
Desvantagens: 
Sua instalação necessita a existência prévia de cabeamento telefônico;
Péssima para empresas e para servidores (de jogos ou afins), devido à velocidade limitada de upload.

CABLE MODEM  
A internet a cabo funciona de forma semelhante à ADSL, com algumas diferenças básicas: a primeira é que não há assimetria no envio e recebimento de informações (as velocidades de download e upload são iguais); além disso, a estrutura utilizada não é a telefônica, mas sim o cabeamento da televisão. 
O Cabo e a ADSL são os principais tipos de conexão disponíveis aos usuários domésticos. Sua supremacia, no entanto, vem sendo fortemente ameaçada com a recente expansão dos serviços de fibra ótica e internet móvel. 
Vantagens: 
Ótima para o uso de torrentes e afins, já que a boa velocidade de upload facilita a obtenção de IDs altas;
Não necessita a existência de linha telefônica instalada;
Permite altíssimas velocidades de download nos horários não-convencionais (como no meio da madrugada). 
Desvantagens: 
Necessita a existência de cabeamento de televisão e modem específico;
A velocidade da conexão pode sofrer reduções drásticas em horários de pico (como às 15h). 







Nenhum comentário:

Postar um comentário